
Por Verton Ribeiro
O governo do Rio de Janeiro autorizou a reabertura dos acessos ao Cristo Redentor após uma vistoria realizada na manhã desta terça-feira (18). As operações foram retomadas pouco antes das 8h10, quando as autoridades confirmaram que havia atendimento médico disponível no topo do morro desde as 7h.
Na segunda-feira (17), o transporte até o santuário foi interrompido após a morte do turista gaúcho Jorge Alex Duarte, que desmaiou enquanto subia as escadarias do monumento e, apesar das tentativas de reanimação, não resistiu. No momento do incidente, não havia socorristas no local.
Jorge Alex, natural de Canoas, no Rio Grande do Sul, subiu ao Cristo Redentor de van no primeiro horário de domingo (16). Ele começou a passar mal às 7h39, nas escadarias de acesso ao monumento, e foi necessário acionar o Samu, já que o posto de saúde não estava funcionando – embora a bilheteira abri-se às 7h, o posto só opera das 9h às 17h.
A inspeção contou com a participação da Secretaria Estadual de Defesa do Consumidor, o Procon-RJ, o Corpo de Bombeiros e a Delegacia do Consumidor. Embora alguns problemas de acessibilidade e sinalização ainda não tenham sido resolvidos, a reabertura do local foi autorizada.