
O alto da Serra da Borborema foi palco de mais uma edição da Taça Campina Grande de Futsal nos últimos dias 21, 22 e 23 deste mês. A competição, uma das mais tradicionais do Nordeste, chegou a sua vigésima primeira edição e contou com o apoio da Prefeitura de Campina Grande através da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel).
Em 2025, a taça reuniu 140 equipes divididas em 10 categorias, movimentando cerca de 2000 pessoas de vários estados do país. Estiveram nas disputas entidades da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Alagoas e Sergipe. “Chegamos ao fim desse evento muito satisfeitos com o nível do futsal que pudemos presenciar, mas acima de tudo, felizes em ver que crianças e jovens de várias cidades, além dos familiares, ano a ano encontram em Campina esporte e também lazer, movimentando as quadras e a economia do município”, enfatizou o professor Giovani Montinni, representante da Liga Borborema de Futsal, promotora competição.
A premiação para os primeiros colocados, entre valores em dinheiro, troféus e medalhas, superou a casa dos R$ 10.000,00 (dez mil reais). Destaque também para homenagens feitas a personagens que apoiam a prática do esporte e que marcaram época nas quadras, como foi o caso do ex-atleta Paulo César de Almeida Moura, o PC. “Hoje sou coordenador de esportes do município, mas há algumas décadas, eu estava ali como eles, começando a dar meus primeiros passos no futsal. O esporte me deu muito nessa vida, então eu só tenho a agradecer pela lembrança em ter meu nome lembrado no troféu de campeão do sub-13 da Taça Campina”, comentou ele.
Para o secretário da Sejel, Ronaldo Cunha Lima Neto, os números alcançados pela competição este ano orgulham ainda mais quem se dedica ao esporte na cidade e justificam o apoio que a taça recebeu da prefeitura. “São competições assim que precisamos estar juntos, pois não só promovem a prática esportiva, como também transformam a vida de várias pessoas, dentro e fora de quadra. A juventude se vê incluída no processo de socialização que precisamos, como gestão, promover. Além disso, gera um turismo natural pra cidade. Parabéns a todos que participaram”, disse o secretário.
A Taça Campina Grande de Futsal teve como responsáveis pela arbitragem profissionais da Federação Paraibana de Futsal – FPFS. Para 2026, a expectativa dos organizadores é ultrapassar o número de times e estados participantes, além de ampliar a premiação para os primeiros colocados e destaques individuais da competição.
Confira os campeões em cada categoria:
Sub-7: Sport-PE
Sub-8: Campestre-CG
Sub-9: Campestre-CG
Sub-10: ECMP-PB
Sub-11: ECMP-PB
Sub-12: Benfica / Apcef-PB
Sub-13: ECMP-PB
Sub-14: Falcões da Vila-CE
Sub-15: Sport-PE
Sub-17: Craque 10-PB.
Fonte: Codecom/PMCG