
No dia 25 de março, um cartaz contendo uma mensagem com conotações fascistas foi colocado na Universidade Estadual da Paraíba. A instituição se pronunciou em nota sobre o ocorrido no início da tarde desta sexta-feira (28).
Em seu perfil no Instagram, a instituição afirmou que não compactua com tais atos e que os responsáveis pelo caso estão sendo procurados e receberão as punições cabíveis.
Confira a nota na íntegra:
A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) manifesta seu veemente repúdio a quaisquer condutas praticadas em suas dependências que façam apologia ao fascismo, ao autoritarismo ou a ideologias que atentem contra os valores democráticos e os direitos fundamentais. Vale ressaltar que tal postura da UEPB não se baseia em princípios ideológicos, mas civilizatórios, cujo compromisso se orienta para a convivência ética entre visões de mundo diferentes, com respeito mútuo e observância à cultura da não violência.
A UEPB reafirma seu compromisso com a defesa da democracia, da liberdade de expressão e dos direitos humanos, valores fundamentais que orientam sua missão institucional. Qualquer manifestação que promova a intolerância, a opressão ou a supressão de direitos contraria os princípios que norteiam esta instituição de ensino, pesquisa e extensão.
Diante dos fatos registrados, a Universidade informa que está adotando todas as providências legais cabíveis para a devida apuração e identificação dos responsáveis, a fim de que sejam tomadas as medidas necessárias para a responsabilização dos envolvidos.