Por Jhian Felix

O Juízo da Vara Única de Juazeirinho determinou, na tarde de ontem (29), que uma escola da rede municipal autorize, imediatamente, uma aluna do ensino fundamental a usar saia para frequentar as aulas, em respeito à sua liberdade religiosa.

A medida foi tomada após o Ministério Público da Paraíba (MPPB) ajuizar Ação Civil Pública, em razão de a criança, que é evangélica, ter sido impedida de entrar na escola usando saia, conforme sua fé, já que o uniforme exigido pela instituição é composto por calças.

A juíza Ivna Mozart Bezerra Soares decretou multa de R$ 1 mil por dia caso o Município de Juazeirinho não cumpra a decisão. A direção escolar argumentou que a exigência do uniforme visa padronizar os alunos, mas o promotor Yuri Givago de Araújo Rodrigues destacou que a medida configura discriminação religiosa e prejudica o direito da aluna à educação.

A decisão está embasada na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que garantem o direito à educação e à liberdade religiosa. O MPPB também pediu a condenação do município para garantir que a criança possa usar o uniforme conforme sua religião e que a escola adote medidas para evitar futuras discriminações.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário
loader-image
Paraíba, BR
08:53, 28/04/2025
temperature icon 26°C
nublado
Humidity 62 %
Pressure 1014 mb
Wind 17 Km/h
Wind Gust Wind Gust: 21 Km/h
Clouds Clouds: 95%
Visibility Visibility: 10 km
Sunrise Sunrise: 05:27
Sunset Sunset: 17:19
Anúncio
Anúncio
Anúncio