
Na manhã desta quarta-feira (09), o árbitro Dguerro Batista Xavier foi preso em João Pessoa durante uma operação que investiga a manipulação de resultados em partidas de futebol. As investigações apontam que ele participava de um esquema de fraudes em jogos da Série B do Brasileirão e também em um campeonato em Angola. Além da manipulação, há a suspeita de que ele integrava um grupo conhecido como “Árbitros da Propina”, que ensinava técnicas para manipular partidas de futebol.
O árbitro atuava profissionalmente até 2018, quando precisou se afastar em razão das investigações. A operação foi iniciada pela Polícia Civil de Goiás e, segundo a Polícia Civil da Paraíba, o grupo estaria envolvido em fraudes nos resultados de diversos jogos. Além de árbitros, jogadores e ex-dirigentes também estão sendo investigados.
A operação, batizada de Jogada Marcada, também está sendo realizada em outros quatro estados: Ceará, Espírito Santo, Maranhão e Pernambuco. O suspeito foi encaminhado à Cidade da Polícia Civil, localizada no bairro do Geisel, em João Pessoa, e passará por audiência de custódia.
Por Ana Maria Caetano