
Por: Beatriz Virgínia (@Beatrizsenio)
Nesta terça-feira (08), a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou por unanimidade, o Projeto de Lei 2.615/2024 que reconhece a obra do cantor e compositor Biliu de Campina como Patrimônio Cultural do Estado como forma de homenagem a um dos maiores representantes do forró tradicional paraibano, que faleceu em julho de 2024.
Severino Xavier de Souza, que adotou o nome artístico Biliu de Campina em referência à cidade de Campina Grande, iniciou sua trajetória musical em 1978. Ficou conhecido pelas letras bem-humoradas e carregadas de críticas sociais, sempre mergulhadas no autêntico forró nordestino.
O projeto ressalta a importância de Biliu na preservação e valorização do forró pé-de-serra, gênero fortemente influenciado por mestres como Jackson do Pandeiro e Rosil Cavalcanti — a quem o artista prestou tributo no disco “Tributo a Jackson e Rosil”. Além dessa homenagem, Biliu lançou diversas produções independentes, como Forró o Ano Inteiro, Matéria Paga, Do Jeito Que o Diabo Gosta e Forrobodologia — obras que celebram com irreverência e autenticidade a rica identidade cultural do Nordeste.