
Por Verton Ribeiro
Os cardeais brasileiros embarcam para Roma nesta terça-feira (22) para participar do conclave que elegerá o novo Papa após a morte de Francisco, ocorrida na segunda-feira (20). Sete cardeais brasileiros fazem parte da lista do Vaticano para o processo eleitoral, com destaque para Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, que devem ser os primeiros a chegar ao Vaticano.
De acordo com as regras da Igreja Católica, apenas cardeais com menos de 80 anos têm direito a voto no conclave. No caso do Brasil, sete cardeais se encaixam nessa faixa etária: Jaime Spengler (64 anos), Sérgio da Rocha (65), Odilo Scherer (75), Orani Tempesta (74), Paulo Cezar Costa (57), João Braz de Aviz (77) e Leonardo Ulrich Steiner (74). O conclave deve começar dentro de 20 dias, quando os cardeais se reunirão em uma das mais tradicionais cerimônias da Igreja para escolher o novo pontífice.
Além da participação no conclave, os cardeais brasileiros também devem estar presentes no funeral de Papa Francisco, que faleceu aos 88 anos após complicações de saúde.