
Por Verton Ribeiro
A Receita Federal abre nesta quarta-feira (23), às 10h, a consulta ao lote residual de restituições do Imposto de Renda 2025. No total, 279.500 contribuintes serão contemplados com R$ 339,6 milhões, sendo que R$ 180,2 milhões serão direcionados para quem tem prioridade no recebimento. Entre os beneficiados estão 4.284 idosos com mais de 80 anos, 25.283 entre 60 e 79 anos, 3.820 pessoas com deficiência ou doenças graves, além de 9.502 professores. A prioridade também é dada a quem usou a declaração pré-preenchida ou optou pelo PIX.
Para consultar se sua restituição foi liberada, basta acessar a página da Receita Federal, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. Se houver pendências, o contribuinte pode retificar a declaração diretamente no site. Para aqueles que caírem na malha fina, é possível verificar o motivo e corrigir as informações, garantindo a liberação da restituição.
Vale lembrar que, caso o pagamento não seja efetuado devido a erro nos dados bancários, o contribuinte tem até um ano para corrigir a conta e reagendar o crédito por meio do Banco do Brasil. Caso o valor não seja resgatado nesse período, será necessário solicitar a restituição pelo portal e-CAC.