Em pronunciamento durante a sessão e também ao conceder entrevista à imprensa, a vereadora do Republicanos Valéria Aragão saiu em defesa do deputado estadual Adriano Galdino, que é seu correligionário e aliado, a respeito das duras críticas do vereador Alexandre do Sindicato.
Logo após Alexandre descer da tribuna, Valéria reagiu e afirmou que Adriano em nenhum momento revelou desejo de perseguir ou punir o Ministério Público de Contas, mas apenas, segundo ela, restabelecer os limites devidos às atribuições do órgão.
A parlamentar contestou o colega sobre a suposta independência do MPC. “Não é uma instituição independente; é um departamento atrelado ao Tribunal de Contas do Estado e não tem autonomia para fiscalizar a Assembleia Legislativa. Às vezes, sonhamos com um poder que não temos”, ironizou.
Conforme Valéria, Alexandre teria insinuado que o Tribunal de Contas não aplica sanções à Assembleia Legislativa. “Certamente, não pune porque não tem subsídio para isso; se não reprova (as contas) é porque a Assembleia trabalha corretamente”, complementou.
Tendo em vista a incursão do vereador Alexandre do Sindicato em temas da Casa de Epitácio Pessoa, Valéria Aragão recomendou que ele “trabalhe para tentar chegar à Assembleia”.
“IRRESPONSÁVEL”
Em seguida, durante entrevista à imprensa, a vereadora Valéria Aragão subiu ainda mais o tom contra Alexandre do Sindicato. “Eu considero a fala irresponsável porque em nenhum momento o presidente Adriano Galdino falou em punir o MPC”, criticou.
Sobre a afirmação do parlamentar de que os deputados estariam acovardados em relação ao presidente da ALPB, Valéria também respondeu duramente. “Outra fala irresponsável. Não é possível que 35 deputados não tenham autonomia, até porque são pessoas responsáveis”, ponderou.
“Esse tipo de discussão não poderia ser trazido desta forma para a Câmara; precisa de um nível mais elevado. Até porque Adriano não estava aqui para se defender. Isso é falta de assunto, falta de trabalho”, encerrou. Assista ao trecho da resposta de Valéria Aragão durante a sessão.