
Por Verton Ribeiro
A Secretaria de Saúde de Lagoa Seca promoveu, na manhã deste sábado (24), uma importante ação da campanha Maio Vermelho, que busca conscientizar sobre o câncer de boca. O evento integra as atividades acerca do tema desenvolvido pela prefeitura ao longo do mês nas unidades de saúde.

A ação teve como público-alvo agricultores, por isso aconteceu na feira central ao lado do Mercado Público do Produtor Rural. 51 pessoas foram recebidas por profissionais da área, das quais 11 pacientes apresentaram alguma desordem sob potencial maligno na região da boca. Os casos mais delicados foram encaminhados ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) para passarem por biópsia.
Os dados são do coordenador da Saúde Bucal, Elbert Oliveira, o qual informou ainda que 34 vacinados receberam a dose contra a gripe.
Para que esse mutirão pudesse acontecer, o município contou novamente com a parceria da Liga Interdisciplinar de Combate ao Câncer Oral (LINCO), projeto executado há mais de 20 anos por alunos e professores do curso de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Ao menos 15 pessoas envolvidas diretamente na LINCO avaliaram os pacientes que chegavam ao mercado.

Além da consulta, os técnicos orientaram sobre os variados fatores de risco para o surgimento do câncer de boca, entre eles o uso de álcool e cigarro, segundo a professora doutora Daliane Queiroga. Dicas de como se prevenir e buscar um especialista também foram repassadas ao público atendido.

A programação contou com a presença da prefeita Michelle Ribeiro, dos secretários de Saúde (Cristiane Cavalcanti), Agricultura e Abastecimento (Fabiano Ramalho) e servidores da gestão. Uma apresentação musical, com canções regionais, animou quem passava pelo local.
