Por Verton Ribeiro
O Festival de Inverno de Campina Grande agora é oficialmente Patrimônio Imaterial e Cultural do Estado da Paraíba. A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, nesta terça-feira (17), o projeto de lei de autoria do deputado estadual Félix Araújo que reconhece a relevância histórica e cultural do evento.
Criado há 50 anos, o Festival é considerado um dos mais tradicionais do estado e tem se destacado por sua resistência e por fomentar a produção artística em Campina Grande e em outras regiões da Paraíba. O Festival de Inverno de Campina Grande reúne apresentações de música, teatro, dança, literatura, exposições e oficinas, e se consolidou como um espaço de formação e difusão cultural.
A idealizadora e coordenadora do Festival, professora Eneida Agra Maracajá, também foi homenageada pela iniciativa. Professora e ativista cultural, Eneida é reconhecida pela dedicação ao projeto e por seu trabalho de articulação com artistas e produtores culturais de todo o país.
“É um reconhecimento à inteligência, arte, criatividade e ousadia de todos que fazem o Festival acontecer. Um evento que já ultrapassou fronteiras e hoje tem impacto não só na Paraíba, mas em todo o Brasil e até no exterior”, afirmou o deputado Félix Araújo nas redes sociais.