Por: Beatriz Virgínia
Uma operação de fiscalização realizada entre os dias 14 de maio e 4 de junho pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) identificou que mais de 100 hectares de vegetação nas terras Indígenas do povo Potiguara foram desmatadas ilegalmente.
As áreas desmatadas ficam em oito municípios: Areia, Capim, Guarabira, João Pessoa, Juripiranga, Pilões, São José dos Ramos e Solânea. Do total, 91,9 hectares pertencem à Mata Atlântica e 14,6 hectares à Caatinga. Foram lavrados 42 autos de infração, com base em imagens de satélite que identificaram cortes rasos de vegetação, posteriormente confirmados em campo por equipes do Ibama com apoio de drones.
As propriedades atingidas foram embargadas e tiveram suas atividades bloqueadas. Durante a fiscalização, também foram apreendidas 176 aves silvestres. Os animais saudáveis foram devolvidos à natureza, enquanto os feridos ou debilitados foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Cabedelo.
Como resposta, o IBAMA aplicou R$ 869 mil em multas administrativas.