Por: Beatriz Virgínia
O Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), em João Pessoa/PB, voltou a ser alvo de denúncias envolvendo furtos de animais, mortes dentro dos recintos e assaltos a visitantes e instalações. As informações vieram à tona após relatos nas redes sociais e levantaram preocupações sobre a segurança no local.
A administração do parque, vinculada à Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Capital, estaria tentando contratar uma empresa de vigilância privada para reforçar a segurança. Entre os casos recentes, duas araras-vermelhas teriam sido furtadas e um catete — espécie de porco-do-mato — foi encontrado morto.
Segundo o secretário de Cuidado e Proteção Animal da Prefeitura de João Pessoa, Guga Pet, a Polícia Ambiental será acionada para investigar os crimes e tentar identificar os responsáveis pelos furtos, além de rastrear o paradeiro dos animais levados.
Essa não é a primeira ocorrência do tipo no parque. Em setembro de 2022, pelo menos 13 aves, entre araras, papagaios, maracanãs e outras espécies ameaçadas de extinção, também foram furtadas da Bica.