Por Verton Ribeiro
A Paraíba já contabiliza 6.204 casos prováveis de arboviroses em 2025, segundo boletim divulgado nesta terça-feira (1) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB). A maior parte das notificações é de dengue, com 5.044 registros, o que representa mais de 81% do total. Também foram identificados 645 casos de febre do oropouche, 493 de chikungunya e 15 de zika entre 1º de janeiro e 28 de junho.
O estado também confirmou a infecção por oropouche em 15 gestantes, 11 já passaram pelo parto e quatro seguem em acompanhamento. Todos os atendimentos foram realizados na rede pública, incluindo os bebês. Até agora, foram registrados dois óbitos por dengue (em João Pessoa e São Domingos do Cariri) e um por chikungunya (em Campina Grande). Outros oito óbitos suspeitos seguem em investigação.
Apesar dos números, a SES-PB aponta uma redução nos casos de dengue, chikungunya e zika em comparação com o mesmo período do ano passado. A responsável técnica pelas arboviroses, Carla Jaciara, reforça que a prevenção continua sendo essencial. Ela alerta para os riscos trazidos pelo mosquito Aedes aegypti e pelo maruim, vetor da febre do oropouche, e destaca que o estado segue monitorando os dados em parceria com os municípios.