O Alistamento Militar 2026 começa nesta quinta-feira (1º) e segue até o dia 30 de junho. O procedimento é obrigatório para brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos em 2026, inclusive aqueles que moram no exterior. Pelo segundo ano consecutivo, mulheres também podem se alistar de forma voluntária, desde que atinjam a maioridade no mesmo ano.
O alistamento é gratuito e deve ser feito dentro do prazo. Quem perder a data limite estará sujeito a multa e só poderá concorrer à seleção no ano seguinte. No caso das mulheres, o prazo não será prorrogado. Segundo o Ministério da Defesa, o serviço militar tem como objetivo formar uma reserva estratégica de recursos humanos para atuação em situações de defesa nacional e apoio a ações subsidiárias. Em 2025, mais de 1 milhão de homens e cerca de 33 mil mulheres se alistaram.
As inscrições podem ser feitas pela internet, no site do Alistamento Online, com login na plataforma Gov.br. Quem preferir o atendimento presencial deve procurar, a partir desta sexta-feira (2), a Junta de Serviço Militar mais próxima, levando documentos pessoais e comprovante de residência. Após o alistamento, os jovens passam por etapas de seleção ao longo de 2026, e o serviço militar tem início em 2027, com duração inicial de 12 meses.











