Primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer anuncia que irá renunciar

Por
2 min. leitura

O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, anunciou nesta segunda-feira (22) que deixará o cargo. Ele permanecerá na função até a escolha de um sucessor, prevista para ocorrer antes do retorno do Parlamento, em setembro.

O comunicado foi feito em frente à sede do governo britânico. Starmer afirmou que já conversou com o rei Charles e defendeu uma transição de poder tranquila. O processo para escolha do novo líder do Partido Trabalhista deve começar em 9 de julho.

O premiê vinha enfrentando pressão política há meses para deixar a liderança. Nos últimos dias, a situação se intensificou após o avanço de seu principal rival interno, Andy Burnham, que venceu uma eleição parlamentar e ganhou força dentro do partido.

Starmer disse que dará total apoio ao sucessor e destacou que continuará no cargo até o fim do processo de transição. Ele também afirmou que pretende se dedicar mais à família após deixar o posto.

Com a renúncia, o Reino Unido deverá ter seu sétimo primeiro-ministro em dez anos.

A escolha do novo líder dependerá do apoio de parlamentares trabalhistas e, caso haja mais de um candidato, será definida por votação entre membros e afiliados do partido.

Por Rodrigo Silva (@rodrigosilvaon)

Compartilhe este artigo