A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba informou que, na manhã desta quinta-feira (25), houve um confronto entre detentos da Penitenciária Padrão de Patos, durante o período de banho de sol. A SEAP diz que a situação foi prontamente controlada e acrescentou que duas pessoas sofreram escoriações leves, sendo que os mesmos foram encaminhados a um hospital.
Alguns presos chegaram a tentar atear fogo em colchões, mas as chamas foram contidas pelo Corpo de Bombeiros. As polícias Civil, Militar e os Bombeiros participaram da ocorrência.
Em nota, a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária informou que os detentos foram reconduzidos às celas. Agora, a pasta realiza um levantamento dos danos materiais para avaliar a estrutura da unidade e confirmou a abertura de uma investigação oficial para apurar as causas da ocorrência e aplicar as punições cabíveis. O Poder Judiciário já foi notificado e acompanha o caso.
Confira a nota emitida pela Seap:
”A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba (Seap-PB) informa que, na manhã desta quarta-feira (25), houve um confronto entre internos no interior da Penitenciária Padrão de Patos, durante o período de banho de sol. A situação foi prontamente controlada pelas forças de segurança, com registro de dois feridos, com escoriações leves, encaminhados ao hospital.
Ao tomar conhecimento da ocorrência, os policiais penais de plantão iniciaram imediatamente os protocolos de contenção e acionaram o Centro de Operações Penitenciárias (Copen), que coordenou a resposta operacional. Também foram mobilizados o Grupo Especial de Operações Penitenciárias (GPOE), a Polícia Militar, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros, além do apoio das equipes da própria unidade.
A atuação integrada das forças de segurança possibilitou o restabelecimento da ordem e da normalidade na unidade. Os custodiados foram reconduzidos às celas e a situação foi totalmente controlada.
A Secretaria informa ainda que está sendo realizado o levantamento dos danos materiais para avaliação da estrutura da unidade e que as circunstâncias da ocorrência serão devidamente apuradas, com adoção das medidas administrativas e legais cabíveis. O Poder Judiciário foi devidamente comunicado sobre o caso.
A Seap-PB reitera seu compromisso com a segurança do sistema prisional paraibano, com a preservação da ordem nas unidades prisionais e com a adoção de medidas firmes para garantir a estabilidade e a normalidade no ambiente carcerário.
Secretaria de Estado da Administração Penitenciária”.












