O secretário Executivo de Gestão de Redes de Saúde da Paraíba, Daniel Beltrammi, garantiu que o fato de não tomar a segunda dose de vacinas contra a Covid-19 no dia marcado no cartão de vacinação não vai ocasionar uma perda de eficiência no imunizante. Em entrevista à Rádio Caturité FM, nesta quarta-feira, 14, o gestor explicou que o atraso de alguns dias em relação a essa segunda imunização é totalmente aceitável.
– Um dos fabricantes dessa vacina, que é o Instituto Butantan, já confirmou que, na verdade, quanto maior o intervalo entre as doses, maior será a eficiência. No caso da própria CoronaVac, é recomendável um intervalo de pelo menos 28 dias, mas que pode ser maior e não ter nenhum problema – esclareceu.
O secretário reforçou ainda sobre a preocupação que deve existir na população. O que não pode acontecer é a pessoa que tomou a primeira dose deixar de receber a segunda.
– Fique atento a isso. Não há problema se você passar um pouco do período marcado no cartão de vacinação para a segunda dose. Mesmo que, repito, passe alguns dias do previsto, não se preocupe. Mas fique atento para não perder a segunda dose – alertou.
Com Paraíba Online