
Nesta terça-feira (09), a Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que a Paraíba agora tem 18 casos em investigação para varíola dos macacos, 1 confirmado e 2 descartados, totalizando 21 notificações.
São 11 casos investigados em João Pessoa, 2 em Santa Rita, na Grande João Pessoa, 1 em Rio Tinto, 1 em Mulungu, 1 em Ingá, 1 em Belém e 1 em Sousa. De acordo com a Secretaria de Saúde, a maioria dos casos em investigação apresenta sintomas leves e cumpre isolamento em casa.
O órgão recomenda que a população use máscaras e faça a higienização das mãos corretamente. Em caso de qualquer sintoma, será necessário procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou, dependendo da cidade, um Hospital Regional para que seja feita a coleta de material para notificação e investigação.
A varíola dos macacos é uma doença viral rara, que é transmitida pelo contato próximo com uma pessoa infectada. Os sintomas costumam ser febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios (linfonodos) inchados, calafrios, exaustão e bolhas na pele.