A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB), por meio da Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), abriu o edital Nº 02/2024 para a seleção de equipe técnica para o curso “Saúde, cuidado e respeito às diferenças” com 15 vagas disponíveis e formação de cadastro de reserva.
O curso é no formato Ensino à Distância (EAD) e objetiva o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) na prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)/Aids/Hepatites Virais (HV) e na redução das vulnerabilidades, bem como de formar estudantes da rede estadual do ensino médio do estado para o fortalecimento da política de IST/HIV/Aids/HV na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento ao HIV/Aids visando à ampliação de discussões voltadas a temas ao respeito às diversidades de gênero, sexuais, raça e religiosa.
A seleção dos bolsistas é realizada conforme o Decreto N°42.283 na modalidade Bolsa de Desenvolvimento Educacional para as vagas de Coordenador Geral (1 vaga + cadastro de reserva); Coordenador Pedagógico (1 vaga + cadastro de reserva); Facilitador Conteudista (2 vagas + cadastro de reserva); Facilitador de Curso (8 vagas + cadastro de reserva) e Técnico de Informática (1 vaga + cadastro de reserva); Design Gráfico (1 vaga + cadastro de reserva) e Secretário do curso (1 vaga + cadastro de reserva).
De acordo com a gerente operacional de Condições Crônicas e IST da SES, Ivoneide Lucena, o edital tem a finalidade de fortalecer um debate junto aos alunos da rede estadual de ensino, voltados a vários temas que muitas vezes não são discutidos em sala de aula e nem em casa com a família.
“O edital visa fortalecer o debate sobre esses temas importantes entre os alunos da rede estadual de ensino, como identidade de gênero e religiosidade, para promover uma sociedade mais respeitosa diante das diferenças. São temas importantes que se faz necessário adolescentes e jovens discutirem para tomarem suas próprias atitudes diante do autocuidado, diante da saúde, no decorrer de toda a sua vida, voltadas às infecções sexualmente transmissíveis, à educação entre pares, no sentido de respeitar as identidades de gênero, as orientações sexuais, respeitar a religiosidade de cada pessoa, respeitar as questões muito singulares, muito individuais de cada pessoa, de cada família, para que a gente possa ter uma sociedade mais respeitosa diante das diferenças”, explicou.
As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de abril, exclusivamente, pela Internet, por meio do link https://forms.gle/GSyBNg49RomNENiC7. Os interessados podem realizar a inscrição de forma gratuita, sendo esta particular, intransferível e individual. Mais informações sobre o processo seletivo e detalhes sobre quantitativo de bolsas por área de atuação, nível de escolaridade, carga horária e valores das remunerações das bolsas podem ser acessadas no endereço eletrônico https://esp.pb.gov.br/editais.