O desembargador-relator José Ricardo Porto, o ex-governador Ricardo Coutinho não cometeu “nenhum” ilícito eleitoral durante a campanha à reeleição de 2014, atestando a elegibilidade do socialista no julgamento da Aije – Ação de Investigação Judicial Eleitoral – do Empreender.

Porto preferiu não assumir possíveis erros do passado, pois, como se sabe, o julgamento desse processo durou longos cinco anos, quando RC já havia concluído o mandato. Ou seja, foi maturado a exaustão. O caso começou a ser analisado na noite passada, como apenas o voto do relator.

“Até admito a existência de falhas e possíveis fraudes no sentido de facilitar a entrega de documentos, mas as irregularidades fogem da esfera eleitoral para a justiça comum, já que se trata de crime de improbidade”, enfatizou o desembargador-relator.

Porto transferiu a responsabilidade para outra esfera, quando, na verdade, é um caso conhecido como “conduta vedada”, conforme parecer do MPE – Ministério Público Eleitoral. Elencou, ainda, que “não existe prova cabal e robusta de que o Empreender tenha sido usado de forma eleitoral”.

E mais: “O programa representou apenas a continuidade dos anos anteriores, o que afasta a tese de conduta vedada”. O Ministério Público Eleitoral, no parecer assinado pelo procurador Victor Veggi, enxergou por outro ângulo.

Assim, ele anotou: “O recebimento de benefícios por pessoas que não residiam na Paraíba, que não se enquadravam na filosofia do aludido programa ou com remuneração incompatível com o perfil exigido, menores de idade e pessoas falecidas”.

O julgamento está suspenso, devendo retornar a pauta na próxima semana para os votos de outros seis julgadores, inclusive do desembargador-presidente Carlos Beltrão. Ontem, a sessão do Pleno do TRE durou quase nove horas.

Compartilhe este artigo
loader-image
Paraíba, BR
00:28, 25/07/2024
temperature icon 17°C
céu limpo
Humidity 96 %
Pressure 1020 mb
Wind 11 Km/h
Wind Gust Wind Gust: 30 Km/h
Clouds Clouds: 7%
Visibility Visibility: 0 km
Sunrise Sunrise: 05:39
Sunset Sunset: 17:25
- Anúncio -
- Anúncio -