Artista plástico reproduz Pirâmide do Parque do Povo com peças de sucata, em Campina Grande — Foto: Arquivo Pessoal/William Nunes

Quem conhece o Maior São João do Mundo, em Campina Grande/PB, certamente já passou pela Pirâmide do Parque do Povo. O lugar que concentra as apresentações de quadrilhas juninas e shows de trios de forró pé-de-serra durante os festejos e é um dos pontos altos do lugar serviu de inspiração para um artista plástico da cidade, que a reproduziu em uma escultura de ferro, com peças de sucata.

William Nunes, de 45 anos, nasceu e mora em Campina Grande. Há oito anos ele divide a rotina profissional entre o trabalho em uma fábrica e a paixão por artes plásticas.

“Desde criança eu gosto de desenhar, mas sempre tive vontade de fazer escultura. Desenhos são planos, mas eu queria fazer algo que tomasse forma”, disse.

Ao longo do trabalho, ele tentou criar esculturas em madeiras e argila, até se aperfeiçoar em artes de ferro. O resultado chamou a atenção das pessoas e, agora, William também consegue adquirir renda através das esculturas.

“Comecei a juntar as peças e deu certo. Hoje trabalho em uma fábrica e também tenho várias encomendas pra fazer as esculturas”, explica.

Réplica da pirâmide do Parque do Povo em peças de sucata — Foto: Arquivo Pessoal

Este ano, com o retorno das festas juninas, o artista decidiu homenagear Campina Grande, cidade d’O Maior São João do Mundo, com uma escultura que replica a Pirâmide do Parque do Povo. A ideia partiu das memórias afetivas que William tem do lugar.

“Foi a primeira vez que reproduzi um lugar da cidade. Aproveitei o São João porque tenho boas memórias do Parque do Povo, desde criança vou à Pirâmide ver as quadrilhas juninas, e sempre achei muito bonito”, disse.

Durante o processo de criação, que durou cerca de duas semanas, William chegou a ir à Pirâmide do Parque do Povo para observar detalhes da estrutura que pudessem ser reproduzidos nos diversos ângulos.

Ele também analisou imagens do lugar para, a partir de então, fazer um esboço em desenho e iniciar a construção da escultura em peças de sucata.

Processo de criação da escultura durou duas semanas, diz William — Foto: Arquivo Pessoal

O trabalho teve como resultado uma escultura que mede 16cm x 31cm x 31cm, feita de metal de sucata. O telhado da arte foi feito de filtro de óleo de caminhão.

Agora, a ideia do artista e continuar homenageando Campina Grande através da criação de várias esculturas de réplicas de pontos importantes da cidade, como o Museu de Arte Popular da Paraíba, conhecido como Museu dos Três Pandeiros, e a estátua dos Tropeiros da Borborema.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário
Imagem do anúncio
loader-image
Paraíba, BR
21:02, 19/05/2024
temperature icon 21°C
chuva leve
Humidity 96 %
Pressure 1016 mb
Wind 14 Km/h
Wind Gust Wind Gust: 32 Km/h
Clouds Clouds: 54%
Visibility Visibility: 0 km
Sunrise Sunrise: 05:29
Sunset Sunset: 17:15
- Anúncio -