
Um ataque a tiros deixou pelo menos 15 pessoas mortas, incluindo 11 crianças, em uma escola na cidade russa de Ijevsk, na região central do país, nesta segunda-feira (26). O atirador usava uma blusa com a suástica nazista estampada no peito.
Um vídeo do Comitê Investigativo da Rússia publicado em seu canal no YouTube mostra o autor dos disparos, identificado como Artem Kazantsev, de 34 anos, estirado no chão após cometer suicídio. Ex-aluno do colégio, ele estava armado com duas pistolas. As imagens são fortes. Ao menos 24 pessoas ficaram feridas no ataque, incluindo 22 crianças.

Ainda de acordo com o Comitê Investigativo da Rússia, outras vítimas foram identificadas como dois professores e dois seguranças.
Quanto ao atirador, o governador Alexander Brechalov afirmou que ele entrou no centro de ensino, matou um segurança e abriu fogo contra as crianças. Segundo os investigadores, Artem Kazantsev, natural da cidade de Ijevsk, não estava em posse de seus documentos e usava uma balaclava no momento em que abriu fogo.
Os agentes realizam uma operação na residência do atirador, apuram sua personalidade, opiniões e contexto de vida, assim como “sua adesão às visões neofascistas e à ideologia nazista”.